Joana Faro Serafim

     Categoria actual: Doutorada


Contactos: Departamento de Línguas e Culturas

                   Universidade de Aveiro

                    3810-193 Aveiro (Portugal)

                            Telefone: + 351 (2)34 087138   Fax: + 351 (2)34 370940 

                                                               

 

Áreas Científicas de interesse:

Cargos anteriores:

Docente de Latim Elementar e Língua e Cultura Latina I no Departamento de Letras Clássicas e Modernas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Graus Académicos:

2009: Aprovação no Doutoramento em Literatura (Literatura Latina) pela Universidade de Aveiro com a dissertação  Traduções portuguesa do Pro Archia de Cícero.

2003: Conclusão da parte curricular do Mestrado em Estudos Clássicos (área de especialização: Literatura Latina), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2001: Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Publicações:

 “Le latin des premiers notaires portugais: la formation individuelle et la praxis documentaire (1214-1223)” in Le notaire: entre métier et espace public en Europe – VIIIe-XVIIIe siècle, Aix-en-Provence, Publications de l’Université de Provence, 2008. Em colaboração com Filipa Roldão.

Transcrição e tradução do ‘Manuscrito de Chinon’, publicadas na obra de Alexandre Gabriel et alii, O Perdão dos Templários, Corroios, Zéfiro, 2006. Em colaboração com Filipa Roldão. 

“Modelo e variante: o léxico dos forais portugueses do modelo Ávila-Évora (séculos XII e XIII)”: Actas do IV Congresso Internacional de Latim Medieval Hispânico (2006). Em colaboração com Filipa Roldão.

A justiça acima da lei: o caso de Pro Archia Poeta: Carlos de Miguel Mora (coord.), Vt par delicto sit poena: crime e justiça na Antiguidade. Aveiro, Universidade de Aveiro, 2005, 219-227

 

Transcrição (em colaboração) de “Provisões enviadas pelo Rei D. João III ao Concelho de Montemor-o-Novo. Parte segunda (1540-1547)”, sob a coordenação do Professor Doutor Bernardo de Sá Nogueira: Almansor — Revista de Cultura 2 (2003) 2ª série, 15-60.

 

Recensões críticas:

José Ribeiro Ferreira e Paula Barata Dias (coord.), Actas do Congresso “Som e Imagem no Ensino dos Estudos Clássicos”, Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos, 2003: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 6 (2004), 232-234.

Projectos em curso:

Tradução da obra De novorum operum aedificationibus, de Manuel Álvares Ferreira (século XVIII), sob coordenação científica da Professora Doutora Alexandra Mariano (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve) e em colaboração com Filipa Roldão.

Outras actividades:

Membro do Grupo de Estudos Literários do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, integrada na linha de investigação “Filologia Clássica

 

Área de Estudos Clássicos

Hit Counter