Licenciatura em Ensino de Português, Latim e Grego

Universidade de Aveiro

Nesta fase, com vagas zero

Está em funcionamento o percurso de Português, Latim e Grego da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

1. Génese e evolução do curso

    1.1. Objectivos do curso

A licenciatura em ensino de Português, Latim e Grego está, ao nível dos objectivos, marcada de forma indelével pelo facto de ser uma licenciatura em ensino, isto é, aposta, em toda a sua concepção, na profissionalização dos seus alunos de forma a permitir aos futuros professores uma aprendizagem integral e integrada das matérias de que vão ser professores, aliada ao conhecimento dos conteúdos de Ciências da Educação e de Didáctica e Tecnologia Educativa que fundamentem e apoiem a sua actuação. Aposta ainda, através da prática pedagógica, em permitir um contacto progressivo, mas alargado, com o seu futuro meio de acção e os problemas concretos da sua futura profissão.

Assim, é perfeitamente natural que apresente, em forma sintética, os seguintes objectivos:

    — formar professores de Português, Latim e Grego com o domínio de:

língua grega e língua latina e dos métodos actualizados do seu ensino;

conceitos e métodos fundamentais e actualizados da literatura greco-latina;

cultura clássica e identificação da sua influência nas culturas ocidentais;

literatura, cultura e língua portuguesas nas suas diferentes épocas e dos métodos actualizados do seu ensino.

    — criar apetência pela qualidade em todas as realizações

    — mostrar a necessidade da autoformação ao longo de toda a via.

    1.2. Génese e evolução do curso

 Esta licenciatura foi criada pelo Decreto Regulamentar n.º 56/83, de 6 de Julho e regulamentada pela Portaria n.º 227/84, de 11 de Abril.

Posteriormente, através da Portaria n.º 906/87, de 27 de Novembro, o curso sofreu algumas alterações no sentido de uniformizar a estrutura curricular de todos os cursos de licenciatura em ensino da Universidade de Aveiro.

Mais tarde, foram introduzidas algumas alterações curriculares, que deram origem a novos planos de estudo, através da Portaria n.º 380/89 de 11 de Outubro.

Durante o ano lectivo de 1992/1993, foram estudados novos planos curriculares que foram homologados pelo Despacho 14-R/93, publicado em D. R. — 2.ª série, n.º 121, em 25 de Maio e que começaram a entrar em vigor, de forma progressiva, no início do ano lectivo de 1993/94. 

Finalmente, como resultado de um longo processo, a que foi atribuído o nome Repensar os currículos e que envolveu, de forma alargada, praticamente toda a comunidade universitária, a Universidade de Aveiro promoveu a aprovação de novos planos curriculares para todos os seus cursos de licenciatura. O primeiro ano entrou em vigor no início do ano lectivo de 2001/2002 e o alargamento dos novos planos curriculares a todos os outros anos, através de planos de transição, teve lugar no início de 2002/2003. 

2. Plano de Estudos

1.º ano

1.º semestre                                                      2.º semestre

Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS
EL Introdução aos Estudos Literários 2 2 0 3,5 5,5 CL Linguística Portuguesa I 2 2 0 3,5 5,5
CL Introdução aos Estudos Linguísticos 2 2 0 3,5 5,5 EL Literatura Portuguesa I 2 2 0 3,5 6,5
L Língua Grega I 0 4 0 3 8 L Língua Grega II 0 4 0 3 6
L Língua Latina I 0 4 0 3 6,5 L Língua Latina II 0 4 0 3 5,5
I Introdução às Tecnologias da  Informação e da Comunicação 1 0 3 2 4,5 EC História da Cultura Clássica 2 4 0 5 6,5

 2.º ano

1.º semestre                                                   2.º semestre

Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS
CL Linguística Portuguesa II 2 2 0 3,5 5,5 CL Linguística Portuguesa III 2 2 0 3,5 5,5
EL Literatura Portuguesa II 2 2 0 3,5 6,5 EL Literatura Portuguesa III 2 2 0 3,5 6,5
L Língua e Linguística Gregas I 2 0 2 3 6 L Língua e Linguística Gregas II 2 0 2 3 6
L Língua e Linguística Latinas I 2 0 2 3 6 L Língua e Linguística Latinas II 2 0 2 3 6
EC Cultura Portuguesa I 2 0 2 3 6 EC Cultura Portuguesa II 2 0 2 5 6

3.º ano

1.º semestre                                                   2.º semestre

Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS
EL Literatura Portuguesa IV 2 2 0 3,5 6,5 L Língua e Linguística Gregas IV 2 0 2 3 6
L Língua e Linguística Gregas III 2 2 0 3,5 6 L Língua e Linguística Latinas IV 2 0 2 3 6
L Língua e Linguística Latinas III 2 0 2 3 5,5 EL Literatura Grega I 2 2 0 3,5 6
CE História e Filosofia da Educação 2 2 0 3,5 6 EL Literatura Latina  I 2 2 0 3,5 6
CE Sociologia da Educação e da Escola 2 2 0 3,5 6 CE Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 2 2 0 3,5 6

4.º ano

1.º semestre                                                   2.º semestre

Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS Área Disciplinas

H/S

T|TP|P

U C ECTS
CL Linguística Portuguesa IV 2 2 0 3,5 5,5 CL História da Língua Portuguesa 2 2 0 3,5 6,5
EL Teoria da Literatura 2 2 0 3,5 6 EL Literatura Grega II 2 2 0 3,5 6,5
EL Literatura Latina II 2 2 2 3,5 7,5 DTE Tecnologia Educativa em Línguas 1 0 3 2 5
DTE Didáctica do Português 2 0 2 3 6 DTE Didáctica das Línguas Clássicas 2 0 2 3 6
* Opção Livre 4 3 5 CE Organização e Observação Escolar 2 0 2 3 6

    * Qualquer área científica

5.º ano

Área Disciplinas

Regime

H/S

U C

ECTS

Ensino Prática Pedagógica Anual 24 horas 24 45
Ensino Seminário Anual 8 horas 8 15

 

 

3. Docentes de Estudos Clássicos em 2004/2005

 

Nome

Disciplinas

João Manuel Nunes Torrão

Temas de Literatura Latina I; Seminário de Literatura e de Cultura Latinas;  Didáctica das Línguas Clássicas; Latim I; Latim II; Estágio Pedagógico.

Carlos de Miguel Mora

Temas de Cultura Clássica I; Temas de Literatura Latina II; Literatura Latina I; Literatura Latina II; Cultura Clássica; Estágio Pedagógico.

Maria Fernanda Brasete

Temas de Literatura Grega I; Temas de Literatura Grega II; Literatura Grega I;  Língua e Linguística Gregas III; Língua e Linguística Gregas IV; Estágio Pedagógico.

Carlos Manuel Morais

Língua e Linguística Gregas I; Língua e Linguística Gregas II; Literatura Grega II; Estágio Pedagógico

António Manuel Andrade

Língua e Linguística Latinas III; Língua e Linguística Latinas IV;Cultura Romana; Estágio Pedagógico.

António Manuel Gonçalves Mendes

Língua e Linguística Latinas I; Língua e Linguística Latinas II; Língua Latina I; Língua  Latina II; Estágio Pedagógico.

Emília Maria Oliveira

 Grego I; Grego II; Estágio Pedagógico.

 

Área de Estudos Clássicos

Hit Counter