Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001)

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Índice:

JAA Torrano, A fundação mítica do tribunal do Areópago na tragédia Eumênides de Ésquilo 7
Rui Miguel de Oliveira Duarte, Aventuras de um editor de textos críticos gregos 25
Dina Maria Baptista Abreu, A importância da linguagem gastronómica nas sátiras de Juvenal 51
J. Luque Moreno, Escalígero y la composición de los versos 89
Carlos Morais, A Antígona de António Sérgio: “um estudo social em forma dialogada” 111
Jorge A. Osório, Plutarco revisitado por João de Barros 139
Virgínia Soares Pereira, Leituras da Antiguidade: Os dois Plínios  de Júlio de Castilho 157
Cristina Sousa Pimentel, O latim nas literaturas portuguesa e francesa: instrumentos, métodos e agentes de ensino 183
António Manuel Ferreira, “As vozes de Lídia” 247
   
Recensões 269
Maria Helena da Rocha Pereira, Romana. Antologia da Cultura Latina (João Manuel Nunes Torrão) 271
Heródoto, Histórias. Livro 6º. (JAA Torrano) 272
Eurípides, Os Heraclidas. (JAA Torrano) 273
Virgínia Soares Pereira, Aegidius Scallabitanus. Um diálogo sobre Fr. Gil de Santarém (Carlos de Miguel Mora) 275
João Angelo Oliva Neto, O livro de Catulo (Carlos de Miguel Mora) 277
Luque Moreno, J. – Díaz y Díaz, P. R. (eds.), Estudios de Métrica Latina (Carlos de Miguel Mora) 279
Plauto, A comédia da marmita (Virgínia de Carvalho Nunes) 280
Menandro, A Rapariga de Samos (Carlos Morais) 280
Nuno Simões Rodrigues, Traduções Portuguesas de Teócrito (Carlos Morais) 281
Carmen Isabel Leal Soares, O Discurso do Extracénico — Quadros de Guerra em Eurípides (Rui Duarte) 283
Xenofonte de Éfeso, As Efesíacas. Ântia e Habrócomes (António Andrade) 289
José Ribeiro Ferreira (coord.), Actas do Congresso “A Retórica Greco-Latina e a sua Perenidade”, vol. I (Emília Oliveira, Isabel Graça, Mafalda Frade) 290
José Ribeiro Ferreira (coord.), Actas do Congresso “A Retórica Greco-Latina e a sua Perenidade”, vol. II (Emília Oliveira, Isabel Graça, Mafalda Frade) 293
António Maria Martins Melo (coord.), Actas do Symposium Classicum I Bracarense “A mitologia Clássica e a sua Recepção na Literatura Portuguesa” (Mafalda Frade) 298
Cristina de Sousa Pimentel, Delfim Ferreira Leão, José Luís Brandão e Paulo Sérgio Ferreira, Marcial: Epigramas. Vol. I (Isabel Graça) 300
Cristina de Sousa Pimentel, Delfim Ferreira Leão, José Luís Brandão e Paulo Sérgio Ferreira, Marcial: Epigramas. Vol. II (Isabel Graça) 303
Vultos da Antiguidade. Colecção dirigida por Maria Cristina Pimentel  (Dina Abreu, Emília Oliveira, Raquel Filipe) 304
   
Notícias 321
Doutoramentos em Estudos Clássicos 323
Mestrado em Estudos Clássicos 323
O espírito olímpico no início do novo milénio 324
Conferências do Prof. Luque Moreno 325
Colóquio Literatura Latina: de Augusto a Adriano 326
Visita a Conímbriga e Odrinhas 326
Provas de Agregação 327
Provas de Mestrado 328
Resumos de teses de mestrado 329

 

Resumos e palavras-chave:

 

JAA Torrano (Universidade de São Paulo), A fundação mítica do tribunal do Areópago na tragédia Eumênides de Ésquilo: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 7-23

 

 

 

Abstract: The institution of the Areopagus court by Palas Athena not only provides a mythical paradigm for the procedures and rules of that institute from 5th century Athens, but also questions how the mutual relationship of Gods among themselves and between these and mortal men can be described. We have analysed the difficulties which occur within the reciprocal relationship between Olympic and Ctonic Gods and the relationship between these Gods and the mortals Argive Orestes and the Athenian judges: — these difficulties evoke and, to a certain extent, prefigure the dialectic aporias of Plato’s Dialogues.

Keywords: Aeschylus, tragedy; Eumenides; Erinyes, Palas Athens, Orestes, Aeropagus court

 

 

 

Resumo: A instituição do tribunal do Areópago por Palas Atena não somente oferece um paradigma mítico dos procedimentos e funcionamento desse instituto em Atenas do século V, mas ainda põe em questão (e em cena) como se pode descrever a relação mútua dos Deuses entre si mesmos e entre esses Deuses mesmos e os homens mortais. Analisam-se que dificuldades se instalam na relação recíproca entre Deuses Olímpios e Ctônios, e na relação entre esses mesmos Deuses e os mortais Orestes argivo e juízes atenienses: – essas dificuldades lembram e de certo modo prefiguram as aporias dialéticas dos Diálogos de Platão.

Palavras-chave: Ésquilo; tragédia; Eumênides; Erínies; Apolo; Palas Atena; Orestes; tribunal do Areópago.

 

 

 

Resumen: La institución del tribunal del Areópago por Palas Atenea no ofrece únicamente un paradigma mítico de los procedimientos y funcionamiento de ese instituto en la Atenas del siglo V, sino que además cuestiona (y escenifica) cómo se puede describir la relación mutua de los Dioses entre sí y entre esos Dioses y los hombres mortales. Se analiza qué dificultades se establecen en la relación recíproca entre Dioses Olímpicos y Ctonios, y en la relación entre esos mismos Dioses y los mortales Orestes argivo y jueces atenienses:  esas dificultades recuerdan y en cierto modo anticipan las aporías dialécticas de los Diálogos de Platón.

Palabras clave: Esquilo; tragedia; Euménides; Erinias; Apolo; Palas Atenea; Orestes; tribunal del Areópago.

 

 

 

Résumé: L’institution du tribunal de l’Aréopage par Pallas Athéna ne constitue pas seulement un paradigme mythique des procédés et du fonctionnement de cette institution à Athènes au Ve siècle, mais elle met également en cause (et sur scène) la façon dont est décrite la relation mutuelle entre les Dieux, ainsi que celle entre ces Dieux et les hommes mortels. Nous analysons quels types de difficultés s’installent dans la relation réciproque entre Dieux Olympiens et Dieux Chthoniens, et dans la relation entre ces mêmes Dieux et les mortels Oreste argien et juges athéniens :  - ces difficultés nous rappellent, et d’une certaine façon préfigurent, les apories dialectiques des Dialogues de Platon.

Mots-clé : Eschyle ; tragédie ; Euménides ; Erinyes ; Apollon ; Pallas Athéna ; Oreste ; Tribunal de l’Aréopage.

 

 

 


 

 

Rui Miguel de Oliveira Duarte (Universidade de Aveiro – PRAXIS XXI), Aventuras de um editor de textos críticos gregos: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 25-49

 

 

 

Abstract: How do we reach the edited text? In this study, we attempt to provide a practical account of the  problems that the critical editor may experience, by referring to a concrete text: the anonymous scholia Walz vol. VII 104-245 to Hermogenes of Tarso , PERI STASEWN.

Keywords: codex/manuscript, copy, collatio, recensio, iudicium, variant, error, constitutio textus, stemma, text criticism, Greek paleography, ecdotics, critical apparatus.

 

 

 

Resumo: Como se chega ao texto editado? Neste estudo pretende-se dar conta, de modo prático, de uma experiência sobre problemas que ao editor crítico se podem colocar, num texto concreto: os escólios anónimos Walz vol. VII 104-245 a Hermógenes de Tarso, PERI STASEWN.

Palavras-chave: códice/manuscrito, apógrafo, testemunho, collatio, recensio, iudicium, variante/lição, erro, constitutio textus, stemma, crítica textual, paleografia grega, ecdótica, aparato crítico.

 

 

 

Resumen: ¿Cómo se llega al texto editado? En este estudio se pretende dar cuenta, de modo práctico, de una experiencia sobre problemas que le pueden surgir al editor crítico en un texto concreto: los escolios anónimos Walz vol. VII 104-245 a Hermógenes de Tarso, PERI STASEWN.

Palabras clave: códice/manuscrito, apógrafo, testimonio, collatio, recensio, iudicium, variante/lección, error, constitutio textus, stemma, crítica textual, paleografía griega, ecdótica, aparato crítico.

 

 

 

Résumé: Comment parvient-on au texte édité? Grâce à ce travail, nous allons pouvoir faire connaître, de façon pratique, les problèmes posés à l’éditeur critique dans un texte précis: les scolies anonymes Walz vol. VII 104-245 à Hermogènes de Tarsus, PERI STASEWN.

Mots-clé: Manuscrit; apographe; témoignage; collatio, recensio, iudicium, variante/leçon; faute; constitutio textus, stemma, critique textuelle; paléographie grecque; ecdotique; apparat critique.

 

 

 


 

 

Dina Maria Baptista Abreu (Universidade de Aveiro – PRAXIS XXI), A importância da linguagem gastronómica nas sátiras de Juvenal: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 51-88

 

 

 

Abstract: The gastronomic language and imagery represent in Juvenal’s satires an important instrument of both criticism and knowledge of Roman society. The descriptions of either a banquet or a frugal meal mirror a society overwhelmed by a mentality which neglects the old moral, ethical and social precepts. 

Keywords: gastronomic language and imagery; social criticism (cultural, political, economic); Juvenal; Latin Literature

 

 

 

Resumo: A linguagem e as imagens gastronómicas apresentam-se nas sátiras de Juvenal como um importante instrumento de crítica e conhecimento da sociedade romana. A descrição de um banquete ou de uma refeiçãozita frugal converte-se no espelho de uma sociedade profundamente absorvida por uma mentalidade que perdera de vista os antigos preceitos morais, éticos e sociais.

Palavras-chave: Linguagem e imagens gastronómicas; crítica social (cultural, política e económica); Juvenal; Literatura Latina.

 

 

 

Resumen: El lenguaje y las imágenes gastronómicas surgen en las sátiras de Juvenal como un importante instrumento de crítica y de conocimiento de la sociedad romana. La descripción de un banquete o de un frugal refrigerio se convierte en el retrato de una sociedad profundamente absorbida por una mentalidad que había perdido de vista los antiguos preceptos morales, éticos y sociales.

Palabras clave: Lenguaje e imágenes gastronómicas; crítica social (cultural, política y económica); Juvenal; Literatura Latina.

 

 

 

Résumé: Le langage et les images gastronomiques des satires de Juvénal se présentent comme un important instrument de critique et de connaissance de la société romaine. La description d’un banquet ou d’un repas frugal devient le miroir d’une société profondément absorbée par une mentalité évidée des anciens préceptes moraux, éthiques et sociaux. 

Mots-clé: Langage et images gastronomiques; critique sociale (culturelle, politique et économique); Juvénal; littérature latine.

 

 

 


 

 

J. Luque Moreno (Universidade de Granada), Escalígero y la composición de los versos: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 89-110

 

 

 

Abstract: Study of the remarks on verb typology made by Scaligerus in chapter XLIX of the fourth Book of the Poetica.

Keywords: Scaligerus, Poetics, Verb Metre

 

 

 

Resumo: Estudo das observações sobre tipologia verbal que faz Escalígero no capítulo XLIX do livro IV da Poetica

Palavras-chave: Escalígero; Poética; Métrica verbal.

 

 

 

Resumen: Estudio de las observaciones sobre tipología verbal que hace Escalígero em el capítulo XLIX del libro de la Poetica.

Palabras clave: Escalígero; Poética; Métrica verbal.

 

 

 

Résumé: Étude des observations sur la typologie verbale faite par Scaliger dans le chapitre XLIX du livre IV de la Poétique. 

Mots-clé: Scaliger; Poétique; métrique verbale.

 

 

 


 

 

Carlos Morais (Universidade de Aveiro), A Antígona de António Sérgio: “um estudo social em forma dialogada”: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 111-138

 

 

 

Abstract: Being a polygraph writer, António Sérgio (1883-1969) wrote an Antigone, in 1930, during his exile in Paris, which he has defined as a “social study in dialogue form”. Bearing this statement in mind, we have attempted to show that the author, by constantly resorting to an interplay of masks and innuendo, has recreated Sophocle’s myth according to his thought, clearly influenced by Kant’s, and his political views regarding the military dictatorship set up on 28th May 1926. 

Keywords: Portuguese Literature, Greek Literature, Greek Drama, António Sérgio, Sophocles, Antigone, Reception of Classical Literature

 

 

 

Resumo: Escritor polígrafo, António Sérgio (1883-1969) escreveu, em 1930, quando se encontrava exilado em Paris, uma Antígona que definiu como “estudo social em forma dialogada”. Partindo desta sua afirmação, tentamos demonstrar que o autor, num permanente jogo de máscaras e de implícitos, recriou o mito de Sófocles à luz do seu pensamento, influenciado pelo de Kant, e do seu posicionamento político face à ditadura militar, instaurada a 28 de Maio de 1926.

Palavras-chave: Literatura portuguesa, Literatura grega, Teatro grego, António Sérgio, Sófocles, Antígona, recepção da literatura clássica.

 

 

 

Resumen: Escritor polígrafo, António Sérgio (1883-1969) escribió en 1930, cuando se encontraba exiliado en París, una Antígona que definió como “estudio social en forma dialogada”. Partiendo de esta afirmación suya, pretendemos demostrar que el autor, en un permanente juego de máscaras y de sobreentendidos, recreó el mito de Sófocles bajo el prisma de su pensamiento, influido por el de Kant, y de su posición política frente a la dictadura militar, instaurada el 28 de Mayo de 1926.

Palabras clave: Literatura portuguesa, Literatura griega, Teatro griego, António Sérgio, Sófocles, Antígona, recepción de la literatura clásica.

 

 

 

Résumé: Écrivain polygraphe, António Sérgio (1883-1969) écrivit, lors de son exile à Paris en 1930, une Antigone qu’il définit comme une «étude sociale en forme dialoguée». Partant de cette affirmation, nous allons essayer de démontrer que l’auteur, dans un jeu permanent de masquage et de sous-entendus, recréa le mythe de Sophocle à la lumière de sa pensée même, d’inspiration kantienne, et de son attitude politique face à la dictature militaire, instaurée le 28 mai 1926.

Mots-clé : Littérature portugaise ; littérature grecque ; théâtre grec ; António Sérgio ; Sophocle ; Antigone ; réception de la littérature classique. 

 

 

 


 

 

Jorge A. Osório (Universidade do Porto), Plutarco revisitado por João de Barros: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 139-155

 

 

 

Abstract: João de Barros’s Diálogo da Viciosa Vergonha borrows the title from one of Plutarch’s moral treatises known as De pudore, a text which was widely read in the 16th century, especially after its editions by Erasmus of Rotterdam.

As we have aimed to prove, following an indication by Professor Américo da Costa Ramalho, João de Barros hasn’t merely translated the work, which he had probably read in the Erasmian Latin version, but rather has truly adapted the text to the Christian context of his time.

Keywords: Plutarch, João de Barros, Humanism, Reception of Classical Culture 

 

 

 

Resumo: O Diálogo da Viciosa Vergonha de João de Barros retoma o título de um dos Tratados Morais de Plutarco, conhecido por De pudore, texto bastante lido no séc. XVI, sobretudo a partir das edições levadas a cabo por Erasmo de Roterdão.

Como neste trabalho se procura evidenciar, na sequência de uma chamada de atenção do Prof. Américo da Costa Ramalho, João de Barros não procedeu a uma tradução da obra, que deve ter lido na versão latina erasmiana, mas a uma autêntica adaptação do texto ao contexto cristão do seu tempo.

Palavras-chave: Plutarco; João de Barros; Humanismo, Recepção da cultura clássica.

 

 

 

Resumen: El Diálogo da Viciosa Vergonha de João de Barros reproduce el título de uno de los Tratados Morales de Plutarco, conocido por De pudore, texto bastante leído en el siglo XVI, sobre todo a partir de las ediciones realizadas por Erasmo de Roterdam.

Tal como se intenta poner en evidencia en este trabajo, dando continuidad a una observación hecha por el Prof. Américo da Costa Ramalho, João de Barros no se entregó a una traducción de la obra, que debió de leer en la versión latina erasmiana, sino a una auténtica adaptación del texto al contexto cristiano de su tiempo.

Palabras clave: Plutarco; João de Barros; Humanismo, Recepción de la cultura clásica.

 

 

 

Résumé: Le Dialogue de la Vicieuse Honte de João de Barros reprend le titre d’un des Traités Moraux de Plutarque, mieux connu sous le nom de De pudore, qui fut énormément lu pendant le XVIe siècle, surtout à partir des éditions conduites par Érasme de Rotterdam.

Comme suite à une intervention du professeur Américo da Costa Ramalho, nous cherchons à démontrer, par ce travail, que João de Barros ne procéda nullement à une traduction de l’œuvre, qu’il lut sans doute dans la version érasmienne, mais à une adaptation authentique du texte au contexte chrétien de son temps.

Mots-clé: Plutarque; João de Barros; Humanisme; réception de la culture classique.

 

 

 


 

 

Virgínia Soares Pereira (Universidade do Minho), Leituras da Antiguidade: Os dois Plínios de Júlio de Castilho: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 157-181

 

 

 

Abstract: The interest of Os dois Plínios by Júlio de Castilho lies in the fact that the life, work and time of both Plinius the Old and Plinius the Young are revisited under the detailed, romantically digressive and intimate perspective of Feliciano de Castilho’s son.

Keywords: memories, digression, materialism, Plinius the Old, Plinius the Young, António Feliciano de Castilho, Júlio de Castilho.

 

 

 

Resumo: O interesse de Os dois Plínios de Júlio de Castilho radica no facto de a vida, a obra e a época dos dois Plínios serem revisitados sob o prisma minudente e romanticamente digressivo e intimista do filho de Feliciano de Castilho.

Palavras-chave: memorialismo; digressão; materialismo; Plínio-o-Velho; Plínio-o-Moço; António Feliciano de Castilho; Júlio de Castilho. 

 

 

 

Resumen: El interés de Os dois Plínios de Júlio de Castilho radica en el hecho de que la vida, la obra y la época de los dos Plínios son revisitadas bajo el prisma minucioso y románticamente digresivo e intimista del hijo de Feliciano de Castilho.

Palabras clave: memorialismo; digresión; materialismo; Plinio el Viejo; Plínio el Joven; António Feliciano de Castilho; Júlio de Castilho.

 

 

 

Résumé: L’intérêt de Les deux Plines de Júlio de Castilho se doit au fait que la vie, l’œuvre et l’époque des deux Plines se trouvent revisitées selon la perspective minutieusement et romantiquement digressive et intimiste du fils de Feliciano de Castilho.

Mots-clé: Mémorialisme; digression; matérialisme; Pline l’Ancien; Pline le Jeune; António Feliciano de Castilho; Júlio de Castilho

 

 

 


 

 

Cristina Sousa Pimentel (Universidade de Lisboa), O latim nas literaturas portuguesa e francesa: instrumentos, métodos e agentes de ensino: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 183-245

 

 

 

Abstract: In this study we suggest a reading of texts by Portuguese and French authors, from the 16th to the 20th century, focussing on the perspective of the student of the Latin language: we have sought the images, memories and impressions (almost invariably negative) imprinted on learners by teachers, methods and didactic aids. Maybe through this evocation, whose scope ranges from Gil Vicente to Mário de Carvalho, from Montaigne to Marcel Pagnol, will we succeed in finding the causes underlying the constant “convulsions” to which the classical languages have been subjected by curricula and educational reforms. 

Keywords: Didactics, Latin and Greek, methods, instruments and teaching agents, Portuguese and French literature (16th - 20th century)

 

 

 

Resumo: Trata-se de uma proposta de leitura de textos de autores portugueses e franceses, do séc. XVI ao séc. XX, como base para uma reflexão centrada na perspectiva de quem estudou latim: procuram-se as imagens, as memórias e as impressões (quase sempre negativas) deixadas por professores, métodos e materiais didácticos. Talvez nessa evocação, que vai de Gil Vicente a Mário de Carvalho, de Montaigne a Marcel Pagnol, se encontrem as causas das constantes ‘convulsões’ sofridas pelas línguas clássicas em curricula e reformas educativas...

Palavras-chave: Didáctica; Latim e Grego; métodos, instrumentos e agentes de ensino; literatura portuguesa e literatura francesa (séculos XVI a XX).

 

 

 

Resumen: Se trata de una propuesta de lectura de textos de autores portugueses y franceses,  desde el siglo XVI hasta el XX, como base para una reflexión centrada en la perspectiva de quien estudió latín: se buscan las imágenes, las memorias y las impresiones (casi siempre negativas) dejadas por profesores, métodos y materiales didácticos. Tal vez en esa evocación, que va de Gil Vicente a Mário de Carvalho, de Montaigne a Marcel Pagnol, se encuentren las causas de las constantes ‘convulsiones’ sufridas por las lenguas clásicas en los curricula y reformas educativas...

Palabras clave: Didáctica; Latín y Griego; métodos, instrumentos y agentes de enseñanza; literatura portuguesa y literatura francesa (siglos XVI a XX).

 

 

 

Résumé: Nous nous sommes proposée d’effectuer une lecture de textes d’auteurs portugais et français, du XVIe au XXe siècle, comme base pour une réflexion centrée sur la perspective de celui qui a étudié le latin : nous partons donc à la recherche d’images, de mémoires et d’impressions (presque toujours négatives) laissées par les professeurs, par les méthodes et le matériel didactique. Les raisons des constantes ‘convulsions’ dont souffrent les langues classiques, dans les cursus et les réformes éducatives, peut-être se trouvent-elles dans cette évocation, qui va de Gil Vicente à Mario de Carvalho, de Montaigne à Marcel Pagnol…

Mots-clé: Didactique; latin et grec; méthodes; instruments et agents de l’enseignement; littérature portugaise et littérature française (du XVIe au XXe siècle).

 

 

 


 

 

António Manuel Ferreira (Universidade de Aveiro), “As vozes de Lídia” : Ágora. Estudos Clássicos em Debate 3 (2001) 247-268

 

 

 

Abstract: Lídia is a female name that comes up in Horace’s Odes. In Portuguese literature the same name has been used by several writers. In this article, some of these examples are discussed, thereby providing an illustration of how the classical reference has been both received and transformed.

Keywords: Lídia, Horace, Latin Literature, Portuguese Literature

 

 

 

Resumo: Lídia é um nome feminino que surge nas Odes de Horácio. Na Literatura Portuguesa, o mesmo nome tem sido utilizado por vários escritores. Neste artigo, são apresentados alguns exemplos que ilustram a maneira como a referência clássica tem sido recebida e transformada.

Palavras-chave: Lídia; Horácio; Literatura Latina; Literatura Portuguesa 

 

 

 

Resumen: Lidia es un nombre femenino que surge en las Odas de Horacio. En la Literatura Portuguesa, el mismo nombre fue utilizado por varios escritores. En este artículo se presentan algunos ejemplos que ilustran la manera en que la referencia clásica fue recibida y transformada.

Palabras clave: Lidia; Horacio; Literatura Latina; Literatura Portuguesa 

 

 

 

Résumé: Le nom féminin Lydie, qui apparaît dans les Odes d’Horace, fut repris par plusieurs écrivains dans la littérature portugaise. Cet article nous donne quelques exemples de la façon dont la référence classique fut reçue et transformée.

Mots-clé: Lydie; Horace; littérature latine; littérature portugaise.

 

 


 

Correspondência:

        Ágora. Estudos Clássicos em Debate

        Departamento de Línguas e Culturas

        Universidade de Aveiro

        3810-193 Aveiro - Portugal

                          

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