Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002)

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Índice:

Teodoro Rennó Assunção, L’échange des armures entre Diomède et Glaucos (Iliad, VI, 232-236)

7

Delfim F. Leão, Sólon e a lei sobre a neutralidade em tempo de stasis

25

Jacyntho Lins Brandão, O códice 2437 do Novo Testamento grego (Evangelho Grego da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)

39

Raquel Teixeira Filipe, As elegias de Sulpícia: uma voz feminina num mundo de homens

57

Dina Maria Baptista Abreu, As imagens náuticas na poesia amorosa e na poesia de exílio de Ovídio: a propósito dos Amores e dos Tristia

79

Carlos de Miguel Mora, O mistério do exílio ovidiano

99

Walter de Medeiros, << VENCESTE, Ó GALILEU!>> Memória do último imperador pagão

119

Pedro Correa Rodríguez, Píramo y Tisbe a través de Tirso de Molina

127

María Dolores Solís Perales, La fábula de Narciso de Gregorio Silvestre

153
   

Recensões

191

Américo da Costa Ramalho, Para a história do humanismo em Portugal (IV) (João M. Nunes Torrão)

193

P. António Vieira, Clavis Prophetarum – Chave dos Profetas (João Manuel Nunes Torrão)

193

Paulo Sérgio Margarido Ferreira, Os elementos paródicos no Satyricon de Petrónio e o seu significado (Carlos de Miguel Mora)

194

Santo Agostinho, Confissões (Carlos de Miguel Mora)

197

Maria Teresa Schiappa de Azevedo, Rostos de Pessoa (António Manuel Ferreira)

198

Maria de Fátima Sousa e Silva (coord.), Representações de teatro clássico no Portugal contemporâneo Vol. II (Carlos Morais)

200
Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano, A oração de Sapiência do P. Francisco Machado S. J. (António Andrade)
202

Delfim Ferreira Leão, Sólon, ética e política (António M. Gonçalves Mendes)

204

Aristófanes, As mulheres que celebram as Tesmofórias (Emília Oliveira)

206

Maria Helena Ureña Prieto, Dicionário da literatura grega (Rui Miguel de Oliveira Duarte)

207

Marcial, Epigramas vol. IIII (Isabel Graça)

208
   
Notícias
211

Ciclo de conferências: Ágora. Estudos Clássicos em Debate

213

Conferência da Prof. Maria Eleftheria Giatrakou

213

Conferências dos Prof.s Muñoz Martín e Sánchez Marín

213

À mesa com os romanos

214

Som e imagem no ensino dos Estudos Clássicos

215

Máscaras, vozes e gestos: nos caminhos do teatro clássico

216

Ágora. Suplemento

218

Provas de doutoramento

218

Provas de Mestrado

218

Resumos de tese de doutoramento

219

Resumos de teses de mestrado

220
Publicações recebidas
223

Livros recebidos

225

Revistas recebidas

227

 

Resumos e palavras-chave:

 

Teodoro Rennó Assunção, "L'échange des armures entre Diomède et Glaucos, (Iliade VI, 232-236)": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 7-23

 

 

 

Abstract: Commentary on an enigmatic scene of canto VI of the Iliad: the exchange of Glauco’s golden armour for Diomedes’s bronze armour. Discussion of this kind of gift and counter-gift (between xeínoi) in this Homeric poem, as well as of the motif that would cause Zeus to “take reason from Glauco”, leading him to accept such an unfavourable and disproportionate exchange.

Keywords: exchange; armours; Diomedes, Glauco, Iliad.

 

 

 

Resumo: Comentário sobre uma cena enigmática do canto VI da Ilíada: a troca da armadura de ouro de Glauco pela armadura de bronze de Diomedes. Discussão deste tipo de dom e contra-dom (entre xeínoi) neste poema homérico e também dos motivos que Zeus teria para “tirar de Glauco a razão”, levando-o a aceitar uma troca tão desfavorável e desproporcional.

Palavras-chave: troca; armaduras; Diomedes; Glauco; Ilíada.

 

 

 

Resumen: Comentario sobre una escena enigmática del canto VI de la Ilíada: el intercambio de la armadura de oro de Glauco por la armadura de bronce de Diomedes. Discusión de este tipo de obsequio y contra-obsequio (entre xeínoi) en este poema homérico y asimismo de los motivos que tendría Zeus para “quitar a Glauco la razón”, llevándolo a aceptar un trueque tan desfavorable y desproporcionado.

Palabras clave: intercambio; armaduras; Diomedes; Glauco; Ilíada.

 

 

 

Résumé: Commentaire d’une scène énigmatique du chant VI de l’Iliade: l’échange de l’armure d’or de Glaucos contre l’armure de bronze de Diomède. Discussion de ce type de don et contre-don (entre xeínoi) dans ce poème homérique, ainsi que des motifs invoqués par Zeus pour “ravir la raison à Glaucos”, le poussant à accepter un échange aussi défavorable et disproportionné.

Mots-clé: échange; armures; Diomède; Glaucos; Iliade.

 

 

 


 

 

Delfim F. Leão, "Sólon e a lei sobre a neutralidade em tempo de stasis": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 25-37

 

 

 

Abstract: In this study the author discusses the testimonia concerning the law on neutrality, arguing that there are no convincing objections preventing it from being attributed to Solon. He also analyses this controversial law in the context of Solon’s legislative and poetic activity.

Keywords: Solon, law, attic, stasis, atimia.

 

 

 

Resumo: Neste estudo, o autor discute os testimonia relativos à lei sobre a neutralidade, procurando sustentar que não há objecções de peso que impeçam a sua atribuição a Sólon. Analisa, ainda, o enquadramento desta polémica lei no corpo da actividade legislativa e poética de Sólon.

Palavras-chave: Sólon, direito ático, stasis, atimia.

 

 

 

Resumen: En este estudio discute el autor los testimonia relativos a la ley sobre la neutralidad, intentando sostener la tesis de que no hay objeciones de peso que impidan su atribución a Solón. Analiza también el encuadramiento de esta polémica ley en el cuerpo de la actividad legislativa y poética de Solón.

Palabras clave: Solón; derecho ático; stasis; atimia.

 

 

 

Résumé: L’auteur de cette étude discute les testimonia relatifs à la loi de la neutralité, et cherche à soutenir qu’aucune objection ne suffit à justifier le refus d’attribution à Solon. Il analyse également la place que cette loi occupe au sein de l’activité législative et poétique de Solon. 

Mots-clé: Solon, droit attique, stasis, atimia.

 

 

 


 

 

Jacyntho Lins Brandão, "O códice 2437 do Novo Testamento grego. (Evangelho Grego da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 39-56

 

 

 

Abstract: This article presents a description of ms. 2437 of the New Testament, a codex in small letters of byzantine origin, dating from the 11th or 12th century, and included in the manuscript collection from the National Library of Rio de Janeiro. Apart from codicological aspects, it focuses on the volume organization, deepening and correcting former descriptions previously published by Bruce Metzger and Kurt Aland.

Keywords: : Greek New Testament; Greek Manuscripts; Greek Codicology; Greek Paleography; National Library in Rio de Janeiro.

 

 

 

Resumo: Este artigo procede à descrição do ms. 2437 do Novo Testamento, códice em minúsculas, de procedência bizantina, datado no século XI ou XII, o qual integra o acerbo de manuscritos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Além de aspectos codicológicos, concentra-se na organização do volume, detalhando e corrigindo as descrições anteriormente publicadas por Bruce Metzger e Kurt Aland.

Palavras-chave: Novo Testamento Grego; manuscritos gregos; codicologia grega; paleografia grega; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

 

 

 

Resumen: Este artículo procede a la descripción del manuscrito 2437 del Nuevo Testamento, códice en minúsculas, de procedencia bizantina, fechado en el siglo XI o XII, que forma parte del acerbo de manuscritos de la Biblioteca Nacional de Río de Janeiro. Además de aspectos codicológicos, se concentra en la organización del volumen, detallando y corrigiendo las descripciones anteriormente publicadas por Bruce Metzger y Kurt Aland.

Palabras clave: Nuevo Testamento Griego; manuscritos griegos; codicología griega; paleografía griega; Biblioteca Nacional de Río de Janeiro.

 

 

 

Résumé: Cet article procède à la description du ms. 2437 du Nouveau Testament, codex en minuscules, d’origine byzantine, daté du XIe ou XIIe siècle, qui intègre le grand nombre de manuscrits de la Bibliothèque de Rio de Janeiro. Parallèlement à ces aspects propres au codex, il s’intéresse également à l’organisation du volume, détaillant et corrigeant les descriptions antérieurement publiées par Bruce et Kurt Aland.

Mots-clé: Nouveau Testament grec; manuscrits grecs; codex grec; paléographie grecque; Bibliothèque Nationale de Rio.

 

 

 


 

 

Raquel Teixeira Filipe, "As elegias de Sulpícia: uma voz feminina num mundo de homens": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 57-78

 

 

 

Abstract: Sulpicia’s elegies are of particular interest given the original ways in which the poetess has approached recurrent topics in Latin love elegy, namely by subverting some of its thematic conventions.

Keywords: Sulpicia; Tibullus; Propertius; Ovid; elegy; Latin Literature.

 

 

 

Resumo: As elegias de Sulpícia revestem-se de especial interesse, dada a forma original como a poetisa abordou tópicos literários recorrentes na elegia amorosa latina, subvertendo inclusivamente algumas convenções temáticas.

Palavras-chave: Sulpícia; Tibulo; Propércio; Ovídio; elegia; literatura latina.

 

 

 

Resumen: Las elegías de Sulpicia envuelven un interés especial, dada la forma original con que la poetisa abordó tópicos literarios recurrentes en la elegía amorosa latina, subvirtiendo incluso algunas convenciones temáticas.

Palabras clave: Sulpicia; Tibulo; Propercio; Ovidio; elegía; literatura latina.

 

 

 

Résumé: Étant donné la forme originale avec laquelle cette poétesse aborda les topiques littéraires issus de l’élégie amoureuse latine, au point de bouleverser certaines conventions thématiques, les élégies de Sulpicia ont un intérêt spécial.

Mots-clé: Sulpicia, Tibulle, Properce, Ovide, élégie, littérature latine. 

 

 

 


 

 

Dina Maria Baptista Abreu, "As imagens náuticas na poesia amorosa e na poesia de exílio de Ovídio: a propósito dos Amores e dos Tristia": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 79-98

 

 

 

Abstract: Though chronologically and thematically distant, Ovid’s Amores and Tristia share a similar poetic quality due largely to the use of nautical imagery. The vessel, the tempest and the winds are some of the images that reflect the mood and life experience of a poet who made poetry his main company.

Keywords: Ovid; elegy; nautical imagery; Latin Literature; Amores; Tristia.

 

 

 

Resumo: Cronológica e tematicamente afastados, os Amores e os Tristia de Ovídio comungam de uma mesma riqueza poética que assenta no uso de imagens náuticas. A nau, a tempestade e os ventos são algumas das imagens que reflectem o estado de alma e a vivência de um poeta que fez da poesia a sua principal companhia.

Palavras-chave: Ovídio, elegia, imagens náuticas, literatura latina, Amores, Tristia.

 

 

 

Resumen: Cronológica y temáticamente lejanos, los Amores y los Tristia de Ovidio comparten la misma riqueza poética que se apoya en el uso de las imágenes náuticas. La nave, la tempestad y los vientos son algunas de las imágenes que reflejan el estado del alma y la vivencia de un poeta que hizo de la poesía su principal compañía.

Palabras clave: Ovidio; elegía; imágenes náuticas; literatura latina; Amores; Tristia.

 

 

 

Résumé: Bien que chronologiquement et thématiquement éloignés, les Amours et les Tristes d’Ovide partagent une même richesse poétique reposant essentiellement sur l’usage d’images nautiques. La nef, la tempête et les vents sont donc quelques-unes des images qui reflètent l’état d’âme et l’expérience de vie d’un poète dont la poésie fut sa principale compagnie.

Mots-clé: Ovide, élégie, images nautiques, littérature latine, Amours, Tristes.

 

 

 


 

 

Carlos de Miguel Mora, "O mistério do exílio ovidiano": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 99-117

 

 

 

Abstract: The obscure causes of the Ovidian exile have given rise to endless explanations from scholars studying Antiquity. A theory that has managed to gain little support and which, as a rule, is dealt with contemptuously is the one according to which the exile was forged by the Sulmonensis. In this article the author tries to add up some reasons supporting this theory so as to show that this is as valid and satisfactory an explanation as any other.

Keywords: Ovid, causes of exile, Latin Literature, forgery.

 

 

 

Resumo: As causas obscuras do exílio ovidiano têm provocado um sem-fim de explicações por parte dos estudiosos da antiguidade. Uma teoria que tem tido pouco apoio e que tem sido, regra geral, tratada com desprezo é a invenção do exílio por parte do Sulmonense. O autor tenta, neste artigo, acrescentar algumas razões que sustentam esta teoria, com o intuito de demonstrar que é uma explicação tão válida e satisfatória como qualquer outra.

Palavras-chave: Ovídio; causas do exílio; literatura latina; fingimento.

 

 

 

Resumen: Las oscuras causas del exilio ovidiano han hecho verter ríos de tinta a los estudiosos de la antigüedad. Una teoría que ha encontrado poco apoyo y que generalmente ha sido tratada con desprecio es la invención del exilio por parte del Sulmonense. El autor pretende en este artículo aportar algunas razones que sustentan esta teoría, con el objetivo de demostrar que es una explicación tan válida y satisfactoria como otras.

Palabras clave: Ovidio; causas del exilio; literatura latina; fingimiento.

 

 

 

Résumé: Les causes obscures de l’exil ovidien menèrent à une infinité d’explications de la part des chercheurs de l’antiquité. Une des théories, celle de l’invention de l’exil par le sulmonien, dont la crédibilité est mise en cause, est, généralement, traitée avec un certain mépris. L’auteur de cet article prétend, néanmoins, apporter quelques justifications qui peuvent aider à soutenir cette théorie, afin de démontrer que cette explication est aussi valable et aussi plausible que les autres. 

Mots-clé: Ovide, causes de l’exil, littérature latine, feinte.

 

 

 


 

 

Walter de Medeiros, "«VENCESTE, Ó GALILEU!». Memória do último imperador pagão": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 119-126

 

 

 

Abstract: The murder of most of his family, the confinement (during childhood and adolescence) to a gilded prison and the spectacle of struggles within Church have turned Julian into a rebellious and irresponsible idealist who has tried, after Constance’s death, to restore paganism in the Empire and thus invert the course of history. The resistance he met, the mistakes he made during nineteen months of government, and a hasty campaign against the Persian in which he was killed show the inanity of his project and the victory of Galileo he tenaciously persecuted.

Keywords: Julian (so-called Apostate); Constance; campaigns against Germans and Persians; Christians in Empire; restoration of Paganism; Roman History.

 

 

 

Resumo: O assassínio de grande parte da família, o confinamento (durante a infância e a adolescência) em uma prisão dourada e o espectáculo das querelas no seio da Igreja tornaram Juliano um idealista revoltado e inconsequente que tentou, após a morte de Constâncio, restaurar o paganismo no Império e opor-se, desta sorte, à marcha da história. As resistências que encontrou, os erros que cometeu em dezanove meses de governo e uma campanha precipitada contra os Persas, em que perdeu a vida, mostram a inanidade do projecto e a vitória do Galileu que tenazmente perseguia.

Palavras-chave: Juliano (dito o Apóstata); Constâncio; campanhas contra Germanos e Persas; cristãos no Império; restauração do paganismo; História Romana.

 

 

 

Resumen: El asesinato de gran parte de la familia, la reclusión (durante la infancia y la adolescencia) en una prisión dorada y el espectáculo de las querellas en el seno de la Iglesia convirtieron a Juliano en un idealista rebelde e inconsecuente que intentó, después de la muerte de Constancio, restaurar el paganismo en el Imperio y oponerse así a la marcha de la historia. Las resistencias que encontró, los errores que cometió en diecinueve meses de gobierno y una campaña precipitada contra los persas, en la que perdió la vida, muestran la inanidad del proyecto y la victoria del Galileo que tenazmente perseguía.

Palabras clave: Juliano (llamado el Apóstata); Constancio; campañas contra germanos y persas; cristianos en el Imperio; restauración del paganismo; Historia Romana.

 

 

 

Résumé: L’assassinat d’une grande partie de la famille, l’incarcération (pendant l’enfance et l’adolescence) dans une prison dorée et le spectacle des querelles au sein de l’Église, firent de Julien un idéaliste révolté et inconséquent qui essaya, à la mort de Constantin, de restaurer le paganisme dans l’Empire et de s’opposer, ainsi, à la marche de l’histoire. La résistance qu’il rencontra, les erreurs qu’il commit en dix-neuf mois de gouvernement et une campagne quelque peu précipitée contre les Perses, où il laissa, d’ailleurs, sa vie, illustrent l’inanité du projet et de la victoire du Galiléen qu’il poursuivait avec ténacité.

Mots-clé: Julien (dit l’Apostat), Constantin, campagnes contre Germains et Perses, chrétiens dans l’Empire, restauration du paganisme, histoire romaine.

 

 

 


 

 

Pedro Correa Rodríguez, "Píramo y Tisbe a través de Tirso de Molina": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 127-152

 

 

 

Abstract:. Tirso de Molina includes in an excellent work in prose his version of the story of Pyramus and Thisbe. It is written in the new ten-line stanza with the inclusion of two excellent little ballads. He uses it to show different ideas and a delicate elaboration that is in the service of ingenuity. It is likely that he took the subject after reading J. de Montemayor even though he bore in mind the Ovidian original work. The language he uses goes from classicism to the baroque style and many of his linguistic findings carry the hallmark of Calderon.

Keywords: Classical Tradition; mythology; Renaissance Spanish Poetry; love fable; Tirso de Molina.

 

 

 

Resumo:.Tirso de Molina inclui numa excelente obra em prosa a sua versão da história de Píramo e Tisbe, escrita na nova décima com a inclusão de dois excelentes “romancilhos”. Serve-lhe para a exposição de ideias e para uma delicada elaboração ao serviço do engenho. É muito provável que o tema lhe tivesse sido sugerido pela leitura de Jorge de Montemor, embora tivesse presente o original ovidiano. A língua desliza do classicismo ao barroquismo e muitos dos seus achados linguísticos são de claro cunho calderoniano.

Palavras-chave: Tradição clássica; mitologia; poesia espanhola renascentista; fábula amorosa; Tirso de Molina.

 

 

 

Resumen: Tirso de Molina incluye en una excelente obra en prosa su versión de la historia de Píramo y Tisbe, escrita en la novedosa décima con la inclusión de dos excelentes romancillos. Le sirve para la exposición de ideas y para una delicada elaboración puesta al servicio del ingenio. Es muy probable que el tema le hubiera sido sugerido por la lectura de J. de Montemayor aunque tuvo presente el original ovidiano. La lengua se desliza del clasicismo al barroquismo y muchos de sus hallazgos lingüísticos tienen un claro sello calderoniano.

Palabras clave: Tradición clásica, mitología, poesía española renacentista, fábula amorosa, Tirso de Molina.

 

 

 

Résumé: Tirso de Molina introduit, dans une excellente oeuvre en prose, sa version de l’histoire de Pyrame et Thysbé, écrite en nouveau dizain avec l’inclusion de deux magnifiques romances. Il y procède à une exposition d’idées et à une délicate élaboration qu’il met au servie du génie. Il est fort probable que le thème lui soit survenu après la lecture de J. de Montemayor, mais il prit aussi en compte la présence de l’original ovidien. Le langage utilisé se situe entre le classicisme et le baroque et la plupart de ses découvertes linguistiques possèdent une marque évidente de Calderon.

Mots-clé: Tradition classique, mythologie, poésie espagnole de la Renaissance, fable amoureuse, Tirso de Molina.

 

 

 


 

 

María Dolores Solís Perales, "La Fábula de Narciso de Gregorio Silvestre": Ágora. Estudos Clássicos em Debate 4 (2002), 153-189

 

 

 

Abstract: The fable of Narcissus is an example of the literary works by the Portuguese poet Gregorio Silvestre and we have tried to show that, in some aspects, the poem is related to the poetic ideas of the Renaissance. However, in other cases, it meticulously respects the linguistic ideas of the poets of the fifteenth century. It is an elegant and good example of the growing importance of mythology among writers.

Keywords: Classical Tradition; Renaissance; Spanish Poetry; love fable; Gregorio Silvestre.

 

 

 

Resumo:.A fábula de Narciso é um exemplo da obra poética do português Gregório Silvestre e o autor tentou demonstrar que, em alguns aspectos, o texto se liga ao ideário poético do Renascimento, mas, em outros casos, segue escrupulosamente o ideário linguístico dos poetas do séc. XV. Trata-se de um exemplo elegante e conseguido da importância que os temas mitológicos iam assumindo na consciência dos escritores.

Palavras-chave: Tradição clássica; poesia espanhola renascentista; Renascimento; fábula amorosa; Gregório Silvestre.

 

 

 

Resumen: La fábula de Narciso es una muestra de la obra poética del portugués Gregorio Silvestre y hemos tratado de demostrar que en algunos aspectos el texto se vincula con el ideario poético del Renacimiento, pero en otros casos respeta escrupulosamente el ideario lingüístico de los poetas del siglo XV. Es una muestra elegante y conseguida de la importancia que los temas mitológicos iban adquiriendo en la conciencia de los escritores.

Palabras clave: Tradición clásica, poesía española renacentista, Renacimiento, fábula amorosa, Gregorio Silvestre.

 

 

 

Résumé: La fable de Narcisse est un témoignage de l’œuvre poétique du portugais Gregorio Silvestre et nous nous proposons de démontrer que, sous certains aspects, le texte se trouve lié aux idéaux poétiques de la Renaissance, mais que, dans d’autres cas, il respecte méticuleusement les idées linguistiques des poètes du XVe siècle. Il constitue un exemple élégant et intéressant de l’importance que les thèmes mythologiques occupaient dans la conscience des écrivains. 

Mots-clé: Tradition classique, poésie espagnole de la Renaissance, Renaissance, fable amoureuse, Gregorio Silvestre.

 

 


 

Correspondência:

        Ágora. Estudos Clássicos em Debate

        Departamento de Línguas e Culturas

        Universidade de Aveiro

        3810-193 Aveiro - Portugal

                       

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