Doutoramento em Estudos Clássicos

Teses defendidas

 

Dina Maria da Silva Baptista, O burlesco e o satírico na obra de Marcial e Juvenal.Universidade de Aveiro, 2009.

 

Orientador: Carlos de Miguel Mora e João Manuel Nunes Torrão

 

Resumo:

A presente dissertação assenta na análise comparativa da obra de Marcial e Juvenal e tem como principais objectivos evidenciar a natureza burlesca e satírica que lhes assiste, assim como a (a)temporalidade e o alcance pedagógico-didáctico que as suas palavras comportam. Neste sentido, a análise tomou como matéria a abordagem que ambos fazem de temáticas comuns, no âmbito da representação da sociedade imperial do século I d.C.  

O trabalho divide-se em duas partes: I. Contexto e Condicionalismos; II. A vida quotidiana em Roma. A primeira subdividida em dois capítulos: 1. O espírito burlesco e o espírito satírico; 2. Apologia pro opere suo, e a segunda em quatro: 3. Modus vivendi Romani: prazeres e distracções em Roma; 4. (A)masculinidade Romana; 5. A condição feminina e o seu lugar em Roma; 6. Clientelismo e patronato sob o olhar de Marcial e Juvenal.

Depois de uma contextualização dos termos burlesco e satírico, fundamentalmente alicerçada no primitivo espírito romano, procedeu-se à abordagem dos condicionalismos culturais, sócio-políticos e bibliográficos que melhor contribuem para a compreensão das principais diferenças/semelhanças entre a natureza, as intenções, as estratégias discursivas e a projecção das obras em causa.

Na segunda parte, a análise comparativa da representação que os autores fazem da vida quotidiana em Roma focou essencialmente quatro aspectos, abordados em capítulos distintos, conforme supra-enunciado: no primeiro, a visão global que os autores projectam de Roma, através da representação dos  principais divertimentos e distracções que ocupam e agradam os Romanos; no segundo, a moralidade/falsidade que assiste aos comportamentos masculinos; no terceiro, a invectiva à mulher e ao lugar que esta ocupa nas relações sociais, afectivas e sexuais; no quarto, a instituição patronato-clientelismo e os valores sociais e morais que a revestem.

A partir desta análise atestam-se as afinidades e o alcance de um fim semelhante nas obras de Marcial e Juvenal, não obstante a natureza e as diferenças estruturais que lhes assistem.

Desta dissertação constam também uma Introdução e uma Conclusão, uma Bibliografia, bem como um Índice geral e um Index auctorum et locorum latinorum.

 

Palavras-chave: Burlesco, Satírico, Sátira, Epigrama, Marcial, Juvenal, Mulheres, Homossexualidade, Clientelismo, Patronato, Modus Vivendi Romani, Costumes, Vicios, Divertimentos, Cumplicidade poeta-leitor, Poesia Universal e Circunstancial, Séc. I.d.C.

 

ABSTRACT:

This dissertation is based on the comparative analysis of the works of Martial and Juvenal and its main objective is to highlight the burlesque and satirical nature that is attached to them, as well as the timeless(ness) and didactic and pedagogical dimension of their words. So, this analysis proceeds from both authors’ approach to common topics in the field of the representation of the imperial society of the 1st century AD.

The assignment is divided into two parts: 1. Contextualization and circumstances; 2. Everyday life in Rome. The first part is then divided into two chapters: 1. The burlesque spirit and the satirical spirit; 2. Apologia pro opera suo, and the second part is divided into four chapters: 3. Modus Vivendi Romani: Pleasures and Distractions in Rome; 4. Roman Masculinity (ness); 5. The feminine condition and its position within Rome; 6. Clientelism and Patronage in the eyes of Martial and Juvenal.

After the contextualization of the concepts burlesque and satirical, which is essentially grounded on the primitive Roman spirit; I approach the cultural, social, political and bibliographic circumstances that have better contributed to the understanding of the main differences / similarities between the nature, intentions strategies of discourse and importance of the works under discussion.

In the second part, the authors’ comparative analysis of the representation of everyday life in Rome has mainly focused on four aspects, each one of them discussed in different chapters, as stated above: in the first, the authors’ global vision of Rome through the representation of the main amusements and distractions that please Romans and keep them busy; in the second, the morality /falsity that is attached to masculine behaviour; in the third, the invective to the woman and the position she holds regarding the social, affective and sexual relations; in the fourth, the patronage-clientelism as an institution and the social and moral values that define                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       it.

From this analysis we attest the affinities and the scope of a similar purpose in the works of Martial and Juvenal, in spite of their structural and nature differences.

This dissertation also includes an Introduction and a Conclusion, Bibliography as well as a general Index and an Index auctorum et locorum latinorum.

 

Keywords:  Burlesque, Satirical, Epigram, Marcial, Juvenal, Women, Homosexuality, Clientelism, Patronage, Modus Vivendi Romani, Custom, Vices, Amusements, Cumplicity poet-reader, Poetry Universal and Circumstantial, 1st century AD.

 

Área de Estudos Clássicos

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