Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova

A Arquitectura da Costa Nova

A praia da Costa Nova é um óptimo local de lazer e excelente espaço para férias em qualquer altura do ano. Com os seus "palheiros" riscadinhos, qual pijama colorido, apresenta uma marginal de aspecto único, em primeiro lugar pelo seu aspecto garrido e polícromo: é o verde, o azul, o amarelo e o vermelho, que transmitem sensações de alegria e jovialidade. A estrada ribeirinha permite longos e salutares passeios, a pé ou de bicicleta, para admirar paisagens, embarcações e artes locais de pesca.

 

Origem dos "palheiros"

Os primeiros palheiros foram construídos à beira-mar, por pescadores, para guardar as redes e todo o restante material de pesca. Nesta época eram constituídos por uma única e ampla divisão. Mais tarde, e segundo as necessidades individuais dos pescadores, começaram a surgir algumas divisões interiores. A construção era feita com materiais da zona, único recurso existente dada a precária situação económica da comunidade piscatória local.

Entretanto, as famílias dos sócios, dos escrivães e dos arrais das campanhas que se foram formando, iam sendo atraídas para a Costa Nova, durante as épocas do Verão e do Outono, surgindo na enseada da ria muitos outros palheiros. Os palheiros adquiriram então a função de alojamento, havendo necessidade de alterar algumas características interiores, para melhor conforto dos veraneantes.

No século XIX começou a registar-se uma procura desta praia para banhos de mar, sobretudo durante os meses de Agosto e Setembro. Nas traseiras dos palheiros, foram construídas pequenas cozinhas e quartos, que se destinavam a ser arrendados na época balnear.

Esta transformação da Costa Nova, de local de pesca em local de veraneio, levou os pescadores a deslocarem-se para Sul, deixando o lugar aos banhistas e veraneantes citadinos. Muitos palheiros foram, nesta época, levantados e mudados de local.

Características dos "palheiros"

Os antigos palheiros de habitação possuíam um só piso e erguiam-se sobre estacas, que ficavam à vista, e se encontravam assentes na areia seca. O tabuado exterior era disposto horizontalmente, mas, no final do século passado, foi introduzida uma variação, reflectindo a vontade de ostentação social: o tabuado passou a ser disposto verticalmente, sinalizando o facto de os seus proprietários viverem com certo desafogo económico. Com o aumento da população e a fixação das areias, as estacas foram sendo progressivamente reduzidas, passando os palheiros a ser assentes no solo.

Os mais antigos e modestos palheiros eram pintados a vermelhão, e só posteriormente surgiram exemplares com o tabuado pintado de duas cores, frescas e garridas, transmitindo uma atmosfera de alegria e vivacidade.

 

Nos dias de hoje

Hoje, restam poucos palheiros de madeira na Costa Nova, utilizando-se quase exclusivamente o cimento. Os mais recentes palheiros são edificados utilizando técnicas de construção modernas, mas respeitando os traços arquitectónicos dos antigos, especialmente  no que se refere à fachada principal.

 

Turismo na Costa Nova

A par do sol e da praia da Costa Nova, os palheiros são um dos factores de atracção de visitantes e turistas a esta zona, constituindo o ex-libris da região e um dos mais fortes cartazes turísticos.

A sua peculiaridade arquitectónica confere características únicas a estas praias, individualizando-as tanto a nível nacional como internacional.

Trata-se de um excelente local para a prática de desportos náuticos, bem como uma boa oportunidade para apreciar a cultura ancestral das populações piscatórias.

Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova    Arquitectura Popular na Costa Nova