Universidade de Aveiro

Departamento de Línguas e Culturas    

Página Principal
Órgãos de Gestão
Corpo Docente
Directores de Curso
Coordenadores de Mestrado
Síntese Histórica
Actividades
Estágios LRE 2006-07
Ficha de Pré-inscrição
Normas de Estágio
Publicações
Estudos Clássicos
consulte o novo site em www.ua.pt/dlc
consulte o novo site em www.ua.pt/dlc
consulte o novo site em www.ua.pt/dlc

Dra. Isabel Cristina Saraiva de Assunção Rodrigues

Assistente

Ext. 23308      e-mail: irodrigues@dlc.ua.pt

Principal área científica de investigação:  Literatura Portuguesa
Áreas de interesse:

Narrativa breve; ficção de Vergílio Ferreira; representação do silêncio na literatura; poesia portuguesa contemporânea; literatura e cinema.

Graus Académicos:

 

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (classificação de 16 valores).

Realização de Provas de APCC na Universidade de Aveiro em Janeiro de 1997 (classificação de Muito Bom).

Publicações:

Livro:

A poética do romance em Vergílio Ferreira, Lisboa, Edições Colibri, 2000

 

Artigos:

«Cartas a Sandra de Vergílio Ferreira: a encenação do diário epistolar», in Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, vol.2, Porto, Fundação Engº António de Almeida, 1999, pp.223-232.

 

«Como o fundo do mar: a descritura fantástica de Isabel Cristina Pires», in Forma Breve. Revista de Literatura, nº1 (O Conto – teoria e análise), Aveiro, Universidade de Aveiro, 2003, pp.245-251.

 

«A vocação consentida de Vergílio Ferreira», in Jornal de Coimbra, 5 de Março de 2003, p.22.

 

«A questão do tempo no romance Para Sempre de Vergílio Ferreira», in Actas do 4º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Lisboa, Lidel, 1995, pp.835-840.

 

«A questão do realismo em Bel-Ami: ilusionismo e verosimilhança», in Revista da Universidade de Aveiro/Letras, nº13, 1996, pp.29-33.

 

«A ordem alfabética de Vergílio Ferreira», in À Beira. Revista do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, nº1 (Actas do I Seminário de Estudos Vergilianos), 2002, pp.73-84.

 

«De Eça de Queirós a Vergílio Ferreira: uma nova escala do olhar ou a viagem do ser», in Actas do IV Confresso de Estudos Queirosianos, vol.II, Coimbra, Almedina, 2002, pp.523-533.

 

«Como a música de uma planeta distante: figurações do trágico e a arte como destino em Vergílio Ferreira», in Maria Joaquina Nobre Júlio (org.), In Memoriam de Vergílio Ferreira, Lisboa, Bertrand, 2003, pp.329-342.

 

«Uma liturgia invisível: arte e sagração em Vergílio Ferreira», in Vária Escrita. Cadernos de Estudos arquivísticos, históricos e documentais (Actas do Encontro Internacional Vergílio Ferreira), Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 2002, pp.171-186.

Outras actividades:  Membro da equipa de estudo do Espólio de Vergílio Ferreira depositado na Biblioteca Nacional, coordenada pelo Prof. Doutor Helder Godinho.

 

©2003 - Universidade de Aveiro
Desenvolvimento: Dep. Línguas e Culturas
Última Actualização Jan/2006 - Comentários e Observações